A Nutrição é a especialidade responsável pela analise da relação entre a ingestão de nutrientes através dos alimentos e a ação desses nutrientes no corpo humano. Também tem como função a promoção, recuperação e manutenção da saúde por meio da alimentação.

 

Atuação do nutricionista

O nutricionista analisa as maneiras mais corretas de nutrição para cada paciente, pesquisando, orientando, controlando a sua alimentação e promovendo a reeducação alimentar. Esse especialista atua com a definição de cardápios, sugestão de pratos variados e equilibrados que supram as necessidades nutricionais dos pacientes.

O especialista em Nutrição elabora diagnóstico nutricional para a prescrição de dietas e suplementos nutricionais para pessoas sadias ou com problemas de saúde, como, diabéticos, hipertensos, obesos, pacientes com doenças renais e hepáticas ou outras que exijam acompanhamento alimentar específico.

Com base nos exames solicitados por esse profissional, faz-se a analise do organismo do paciente e identifica as substâncias em deficiências ou em excesso, para que se possa elaborar uma dieta adequada e realizar também o controle dos níveis dessas substâncias.